Libertadores 2023: times classificados, onde assistir e jogos da primeira fase

Bia Palumbo
Flamengo é o atual campeão da Libertadores
Flamengo é o atual campeão da Libertadores / Hector Vivas/GettyImages
facebooktwitterreddit

Sonho de consumo dos brasileiros e de quem joga futebol na América do Sul, a Libertadores começa nesta terça-feira (7). A edição de 2023 possui 47 participantes, dentre eles 13 que já levantaram o troféu do principal torneio do continente e nove estreantes.

Aucas (Equador), Boston River (Uruguai), Curicó Unido (Chile), Deportivo Maldonado (Uruguai), Deportivo Pereira (Colômbia), Metropolitanos (Venezuela), Nacional Potosí (Bolívia), Ñublense (Chile) e Patronato (Argentina) são as novidades para esta temporada.

O Brasil é o país com mais representantes - oito. Atlético-MGFortaleza entram na segunda fase, enquanto PalmeirasInternacionalFluminenseCorinthiansFlamengoAthletico-PR disputam apenas a fase de grupos, sendo assim eles conhecem os adversários apenas após o sorteio que está previsto para 22 de março.

Onde assistir aos jogos da Libertadores?

Os direitos de transmissão da Libertadores 2023 estão divididos entre a TV aberta (TV Globo), TV por assinatura (ESPN) e streaming (ge, globoplay, Star+, Paramount+).

A fase preliminar reúne 19 clubes. Seis deles estreiam na primeira etapa, com jogos sempre às 21h (horário de Brasília).

Quando é a primeira fase da Libertadores?

Terça-feira, 7 e 14 de fevereiro
21h - Sport Huancayo x Nacional*

Quarta-feira, 8 e 15 de fevereiro
21h - Nacional Potosí x El Nacional*

Quinta-feira, 9 e 16 de fevereiro
21h - Boston River x Zamora*

*clubes que fazem o segundo jogo em casa

Datas da Libertadores 2023

  • Fase eliminatória: 7 de fevereiro a 15 de março
  • Fase de grupos: 5 de abril a 28 de junho
  • Oitavas de final: 19 a 26 de julho
  • Quartas de final: 23 a 30 de agosto
  • Semifinais: 27 de setembro a 4 de outubro
  • Final: 11 de novembro

Qual a premiação da Libertadores 2023?

A Conmebol, que organiza o torneio, vai distribuir ao todo 207,8 milhões (R$ 1.069,48 bilhão), considerando que os prêmios aumentam conforme as equipes avançam de fase.

Além da taça, o campeão garante vaga na Recopa Sul-Americana e no Mundial de Clubes.

Quando e onde é a final da Libertadores 2023?

A grande decisão da Libertadores está programada para 11 de novembro, porém a Conmebol ainda não divulgou o local. Assim como nas quatro últimas edições (desde 2019), será uma final em jogo único.

Os candidatos mais especulados até agora envolvem Argentina, Brasil e Colômbia, com Buenos Aires (a definir); Porto Alegre (Estádio Beira-Rio) ou São Paulo (Estádio Morumbi); Barranquilla (Estádio Metropolitano Roberto Meléndez) ou Medellín (Estádio Atanasio Girardot).

facebooktwitterreddit